DECORAÇÃO: PEÇAS CHAVE QUE NÃO SAEM DA MODA

Decoração: Peças chave que não saem da moda
Assim como no universo fashion, a decoração também reúne peças que, de tão versáteis e úteis, acabam nunca saindo de moda. Aqui algumas fotos e as dicas para você se inspirar.
Estofados coloridos
Esqueça a velha almofada felpuda ou monocromática. O truque para atualizar aquele sofá neutro ou a poltrona sem graça é adotar uma estampa de listras, lembrando que a de preto e branco é sempre um clássico. Os banquinhos em formato de X também são um sucesso. Quando estofados com tecido "sessentinha", eles ficam ainda mais interessantes. 
Mesa retangular de madeira e escrivaninha
Formatos e modelos de mesa existem aos montes, mas esses dois são sempre um acerto. Se houver espaço na cozinha, na copa ou na sala, invista em uma mesa de jantar longa feita com madeira certificada. Para preencher cantinhos vazios da casa, a escrivaninha é uma ótima opção. Ela funciona como mesa de leitura, de chá e até como aparador.
Espelho e luminária
Sabemos bem que espelhos longos são ótimos para dar impressão de amplitude, mas formatos menores e emoldurados também garantem um resultado surpreendente. Já uma luminária em formato de tambor e feita com aço escovado, dá um ar contemporâneo e chique ao ambiente.
Mesinhas de cabeceira com abajur
Ao lado da cama, as peças complementam a decoração e ainda guardam objetos pessoais e livros para ocupar as horas de insônia. Em alta estão os modelos espelhados ou pintados com cores primárias. Um abajur que combine com o tema sempre funciona como a “cereja do bolo” da combinação.
Almofadas
As almofadas são ótimas alternativas para dar um toque de personalidade e mudar a aparência do ambiente. Temos observado uma variedade enorme de almofadas estampadas, seguindo cores e padronagens que estão em alta. Nos últimos meses, as almofadas texturizadas e com aplicações foram as que mais se sobressaíram. Algumas, de um jeito mais sutil, com tons neutros, e outras ousadas tanto em proporção quanto em acabamentos brilhantes e metalizados.
Até tons sóbrios como bege, cinza e preto ganham cara nova por meio de texturas e formatos inusitados. 
Os tons de vermelho continuam em alta para chamar a atenção para o décor.
Porcelanas
Um clássico da decoração nobre e luxuosa, as porcelanas sempre tiveram destaque nas feiras. Vindas da Tailândia, da China, do Japão, da Índia e de Portugal, as peças se diferenciam pelos traços e pelas cores. As tailandesas, por exemplo, são as mais artesanais - todas feitas à mão. Enquanto isso, as chinesas trazem desenhos de dragões de sua cultura popular e as japonesas mostram o vermelho como representação de suas características cerejeiras. As indianas caminham por uma tendência mais arrojada e as portuguesas apostam no traço imperial do passado. 
Madeiras rústicas
A decoração rústica e com leves toques de sofisticação também ganhou a madeira como aliada. Vindas de fundos de rio, da demolição de casas antigas ou de áreas certificadas, a matéria-prima se insere de forma quase bruta no projeto de décor. Notamos a presença de troncos como bases de mesas ou de aparadores, 'pufes' naturais que ganharam apenas uma demão de verniz e raízes trabalhadas como enfeites. Há ainda o trabalho de pintura e de estofamento com estampas, como na foto abaixo.
Fibras naturais
A palha e o junco rendem coloridas tramas naturais que se transformam em móveis com status de objetos de decoração. Associadas à madeira, as peças oferecem ao ambiente uma visão rústica e cheia de charme. Repare nos bancos ao redor da mesa redonda e na cadeira verde que fica perfeita ao lado de um aparador na sala, na varanda ou onde você quiser. O importante é manter o clima natural
Móveis com listras
Que preto e branco que nada! As listras que tomam conta dos móveis nesta temporada fogem das combinações tradicionais e apostam em cores variadas. O objetivo é sair do óbvio e ousar mesmo nos sofás, nas poltronas, nas mesas e nos aparadores. Não tem monotonia que se aguente após essa transformação.
Cores e ponto!
Prova de que a sobriedade está mesmo em baixa na decoração, são os móveis coloridos que arrebataram as feiras do setor. São os tons fortes e abertos que fazem sucesso: verde, laranja, azul, amarelo e vermelho. Mesa de jantar com cadeiras combinando? Isso é coisa do passado! Aposte em uma de cada cor e aguarde os elogios.
Aparadores
Os aparadores são muito utilizados como móveis de apoio para sala de estar e para sala de jantar, mas é possível também utilizá-los para decorar outros ambientes como varandas, churrasqueiras e até em banheiros. Em muitos apartamentos é comum existir um corredor próximo à porta de entrada principal da residência. Uma ótima opção é decorar a parede próxima com um aparador e alguns objetos decorativos para dar as boas vindas aos visitantes.
Agora é só colocar a criatividade funcionar e decorar seus ambientes.

Comentários