PISCINA COM ENTORNO EM DECK

Piscina com entorno em Deck 
Para se possuir um bom deck, além de bonito ele precisa ter características técnicas específicas, como antiderrapante, durabilidade, tratamentos contra cupins, boa resistência à umidade e à exposição solar.

Normalmente utilizam-se réguas de madeiras nobres, previamente tratadas, resistentes a cupins e ao apodrecimento, como é o caso do ipê e da itaúba.

Não pode-se esquecer que deck de madeira exige manutenção constante de no mínimo seis em seis meses para garantir estética e durabilidade.

Nos últimos anos, a busca por matérias-primas mais resistentes às intempéries - que exigem manutenção menos frequente - associada à procura por soluções mais econômicas e sustentáveis, levou ao desenvolvimento de materiais alternativos para a construção de decks.

Esses novos revestimentos são o porcelanato e o piso cimentício, que procuram imitar a madeira, e o plástico, feito a partir de materiais reciclados.
Cuidados gerais, passo a passo:
 Ao escolher o deck observar se o material foi produzido especialmente para aplicações externas e para áreas molháveis. Do contrário, a durabilidade e a segurança quanto ao escorregamento podem ficar comprometidas.
 Quando usamos madeira, devemos dar preferência a utilizar o lado frisado da tábua, que é antiderrapante. O mesmo vale para o piso plástico.
• Durante a instalação seguir as orientações do fornecedor, observar as garantias oferecidas, porque há muita diferença de qualidade entre os produtos no mercado.
 No caso do deck de madeira, certifique-se da origem do lenho e dos tratamentos aos quais ele foi submetido, como secagem em autoclave.
• Um erro muitas vezes cometido na instalação de decks é não deixar espaçamento necessário entre as placas para dilatação, o que resulta em fissuras e tábuas empenadas. O piso utilizado em ambientes externos sofre mais movimentos de contração e dilatação, por isso, deixe uma distância de, no mínimo, 4  mm entre as réguas de madeira.
• Os ripados sobre grama em terrenos planos são mais simples de serem executados, basta remover a grama e construir pequenas vigas de concreto no solo, no mesmo sentido do deck, com distanciamentos de 60 cm a 80 cm. Entre essas vigas segue uma camada de manta geotêxtil - para drenagem - coberta por pedriscos. A ideia é deixar o solo permeável, mantendo a madeira mais seca e mais protegida.
Abaixo alguns tipos de deck existente no mercado:
Deck Cimentício
O deck cimentício reproduz os veios das madeiras rústicas e envelhecidas. O revestimento requer baixa manutenção e pode ser utilizado em áreas de piscina e ofurôs.
Deck em Madeira Plástica
O deck em madeira plástica é fabricado a partir da combinação de termoplásticos e fibras naturais. Pode ser texturizado e não exige manutenção, além de ser recomendado para áreas externas molhadas como piscinas e ofurôs, por ser antiderrapante e à prova d'água. Instalados por encaixe como os tradicionais de madeira, se caracterizam por ter em sua composição 70% de serragem de madeira certificada e 30% de resíduos industriais de plástico. Esse tipo de produto dispensa manutenção, o que é uma vantagem importante em relação à madeira, que embora tenha beleza imbatível, demanda reparos, em geral a cada ano.
Deck Fácil - reciclagem de resíduos de madeiras
O Deck Fácil é produzido a partir de um composto que mistura plástico reciclado e resíduos de madeira certificada nos padrões Ipê, Jatobá ou Itaúba. Os módulos de 40 cm x 40 cm são de fácil limpeza e podem ser instalados pelo próprio consumidor. O produto tem custo baixo, sem incluir a estrutura que vai debaixo do deck e os acabamentos, que variam de acordo com cada projeto.
Deck Modulado em Madeira
O deck modulado em madeira cumaru é indicado para uso em volta de piscinas e ofurôs. Com acabamento frisado, as tábuas têm 0,1 m de largura e são instaladas com a ajuda de cavilhas. O metro quadrado pode obter acabamento a óleo ou acabamento em verniz.
Disponível também nas versões ipê, roxinho e muiracatiara. 
Deck de Ipê Liso
Com instalação por encaixe macho-fêmea, o deck de ipê liso pode ser aplicado tanto em jardins e varandas, quanto em áreas molhadas - como piscinas e banheiras. O produto é fornecido em tábuas de 0,1 m de largura, em comprimentos variáveis que vão de 2 m a 5 m. O piso tem acabamento a óleo ou acabamento em verniz.
Deck Modular Removível
Esse deck modular removível é fabricado com madeira garapeira lixada e pode receber verniz ou pintura. As placas medem 30 cm x 30 cm e podem ser instaladas sem mão de obra especializada. Vendido por unidade.
Deck - Mini Deck de Cedro
Próprio para utilização em pisos externos e resistente às intempéries, o mini deck de cedro mede 50 x 50 cm e é instalado através de encaixes macho-fêmea. 
Deck com valor maior agregado, pois cobrasse por peça.
Deck em Porcelanato 
Para a construção de decks, uma alternativa recente é o porcelanato que imita madeira. Com aparência que remete ao eucalipto, esse modelo tem placas de 60 x 60 cm. À venda por m², colocado. Assentado com argamassa, o porcelanato é um material fino, de aparência sofisticada e fácil manutenção e limpeza, que pode conter em sua composição uma porcentagem de elementos reciclados. 
Deck Modular Dubai  
Com desenho diagonal, o deck modular Dubai é instalado sobre base plástica de polipropileno através de sistema de encaixe lateral das placas. Oferecido em madeira cumaru ou itaúba, é vendido em caixas de 10 placas com dimensões 30 cm x 30 cm, cada. O fabricante oferece cinco anos de garantia e o piso custa por caixa.
Deck em Córdoba 
Com instalação por encaixe macho/fêmea sobre base plástica em polipropileno, o deck Córdoba é composto por placas com dimensões 30 cm x 30 cm. O produto é vendido por caixa com 10 unidades. 
Deck Massol 
O deck Massol é indicado para instalação em áreas de lazer, piscina e saunas. É fabricado em madeira pinus de reflorestamento, tratada em autoclave. Em placas que medem 50 cm x 50 cm, o produto é vendido por peça.
Deck Puzzle - madeira híbrida  
O deck Puzzle, tem como matéria-prima madeira híbrida extraída de cultivos sustentáveis. O piso pode ser utilizado, em saídas de duchas e banheiras e conta com tecnologia que inibe o crescimento de fungos e bactérias na superfície. As placas medem 40 x 40 cm.
Piscina com Deck Retrátil
Quem tem filhos pequenos, a preocupação maior hora de decidir por construir uma piscina é em questão da segurança para as crianças quando não ha adultos por perto.
Existem alguns métodos como grade de proteção cercando o tanque, ou mesmo as capas de proteção, que resolvem o problema.
Mas se questionamento o design, beleza e o estilo da piscina, pois a piscina além do lazer é um item de decoração externa e interna nas residências.
Para solucionar este problema, existem os decks retráteis, uma estrutura de certa forma simples, que em poucos minutos fecha e abre o tanque, com a vantagem de nas duas situações, continuar sendo uma peça de decoração.
Normalmente os decks são construídos sobre uma cremalheira. É muito semelhante aos portões eletrônicos comuns e também pode ser acionado por controle remoto.
Os trilhos podem ser feitos de alumínio, para evitar oxidação, e chumbado ao piso, para que o deck possa deslizar para abrir e fechar a piscina.
As peças devem ter alinhamento perfeito para que fiquem suspensas deixando espaço para passagem de água e ventilação. Desta forma não há o apodrecimento da madeira e das peças pela umidade.
É aconselhável procurar mão-de-obra especializada para construção dos decks, pois como exposto acima, a construção demanda capacitação técnica. A decoração do ambiente como um todo deve ser pensada para as duas situações: “Com piscina” e “sem piscina”.
As imagens a baixo mostram exatamente esses decks.
 

Fontes de imagens:http://www.lugarcerto.com.br/app/402,58/2011/08/23/interna_showroom,45034/deck-que-imita-madeira-e-opcao-mais-economica-para-piscinas.shtml http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2012/11/24/alem-da-madeira-saiba-como-escolher-o-deck-ideal-e-quais-sao-as-novidades-no-mercado.htm

Comentários

  1. A www.wpcdobrasil.com.br fabrica deck retrátil automático, estes pisos para piscina, cobertura para piscina

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, vocês tem indicação de profissional em Brasília que trabalhe com deck retrátil para piscina? Desde já, obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Virgínia. Infelizmente não poderei te ajudar, não trabalhamos com fornecedores de Brasília, trabalhamos apenas na região Sul do país, então não temos nenhum fornecedor que tenhamos trabalhado ou que conheçamos o trabalho para lhe indicar. Ficamos te devendo essa, mais tente procurar um profissional de arquitetura em sua região, será mais fácil para receber indicações de bons fornecedores.

      Obrigada.

      Excluir

Postar um comentário